Orgulho e Preconceito

"Orgulho e Preconceito" é um filme romântico, envolvente, cuja ação se passa na Inglaterra do final do século XVIII, mostrando de forma convincente os usos e costumes da época.
Conta a história de Elizabeth Bennet (Keira Knightley), carinhosamente chamada por Lizzie, e suas quatro irmãs, que foram criadas por uma mãe cujo único objetivo é encontrar um marido para cada uma delas.
Lizzie comporta-se de forma um tanto diferente das jovens de seu tempo, não se mostra ávida por um casamento interesseiro, preferindo manter-se fiel a suas convicções pessoais, no que é totalmente apoiada pelo pai (Donald Sutherland).Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, chega à cidade, as irmãs Bennet ficam alvoroçadas. Bingley logo se encanta por Jane Bennet (Rosamund Pike), para a felicidade da mãe da mesma, mas o romance entre ambos sofrerá interferências antes de se concretizar.

Por sua vez, Lizzie conhece o sofisticado sr. Darcy (Matthew MacFadyen), amigo pessoal de Bingley, que a esnoba inicialmente, mas vai-se revelando um ardente apaixonado pela jovem, não obstante as diferenças sociais entre ambos.

Ela também se apaixona por ele, mas seu orgulho impede-a de aceitá-lo de pronto, por causa das primeiras impressões que teve a seu respeito, considerando-o preconceituoso.

O filme baseia-se no romance homônimo de Jane Austen cujo título inicial era exatamente "Primeiras Impressões" sendo trocado depois por "Orgulho e Preconceito".

O encontros de Darcy e Lizzie são os melhores momentos do filme, pois estão sempre recheados de diálogos ácidos e muito inteligentes. As ótimas interpretações dos atores, entretanto, deixam transparecer até mesmo através dos olhares a paixão que os envolve.

Um filme imperdível para quem aprecia uma bela história de amor...

O final, logicamente, é muito feliz. Em verdade, há dois finais: o original, lançado na Inglaterra, e o final alternativo, que completa o primeiro com uma cena linda, muito mais romântica, lançado nos EUA e Canadá.

Se você tem muita curiosidade, pode assistir em sites como o youtube ao final alternativo.




seta3.gif (99 bytes) Curiosidades

 
-
Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Joe Wright e a atriz Keira Knightley trabalharam juntos. O posterior foi Desejo e Reparação (2007).

- A história se passa em 1797.

- Logo no início a personagem Elizabeth aparece lendo um livro chamado "First Impressions". Trata-se do título original dado por Jane Austen a "Orgulho e Preconceito", que posteriormente mudou de nome.

- A atriz Emma Thompson reescreveu o roteiro de Orgulho e Preconceito, apesar de não estar creditada. No final dos créditos há um agradecimento especial à atriz.

- As versões americana e inglesa de Orgulho e Preconceito possuem finais diferentes.

- Esta é a 4ª adaptação do livro de Jane Austen para o cinema. As demais foram Orgulho e Preconceito (1940), Pride and Prejudice (2003) e Noiva e Preconceito (2004).

- O orçamento de Orgulho e Preconceito foi de US$ 28 milhões.



- Existem outros filmes sobre o romance "Orgulho e Preconceito", inclusive alguns levemente inspirados nele, tal é o caso de "O Diário de Bridget Jones", onde o Sr. Darcy é interpretado por Collin Firth que já brilhara no papel do Sr. Darcy na excelente série da BBC "Orgulho e Preconceito". Essa série da BBC é totalmente (e até linearmente) fiel ao romance. Poder-se-ia fazer um paralelo entre o filme e a série:  a série é o romance em prosa, enquanto o filme é o romance em poesia. Em prosa ou em poesia - são ambos emocionantes e inesquecíveis.


--------------
seta3.gif (99 bytes) Ficha Técnica
Título Original: Pride & Prejudice
Gênero: Romance
Tempo de Duração: 127 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra / França / EUA):
2005
Site Oficial: www.prideandprejudicemovie.net
Estúdio: Working Title Films / Studio Canal
Distribuição: Focus Features / UIP
Direção: Joe Wright
Roteiro: Deborah Moggach, baseado em livro de Jane Austen
Produção: Tim Bevan, Eric Fellner e Paul Webster
Música: Dario Marianelli
Fotografia: Roman Oshin
Desenho de Produção: Sarah Greenwood
Direção de Arte: Nick Gottschalk e Mark Swain
Figurino: Jacqueline Durran
Edição: Paul Tothill
Efeitos Especiais: Double Negative / The Moving Picture Company


seta3.gif (99 bytes) Elenco
Keira Knightley (Elizabeth Bennet)
Talulah Riley (Mary Bennet)
Rosamund Pike (Jane Bennet)
Jena Malone (Lydia Bennet)
Carey Mulligan (Kitty Bennet)
Donald Sutherland (Sr. Bennet)
Brenda Blethyn (Sra. Bennet)
Claudie Blakley (Charlotte Lucas)
Sylvester Morand (Sir William Lucas)
Simon Woods (Sr. Bingley)
Kelly Reilly (Caroline Bingley)
Matthew Macfadyen (Sr. Darcy)
Janet Whiteside (Sra. Hill)
Roy Holder (Sr. Hill)
Sinead Matthews (Betsy)
Rupert Friend (Sr. Wickham)
Tom Hollander (Sr. Collins)
Judi Dench (Lady Catherine de Bourg)
Alan Cumming (Mensageiro)



seta3.gif (99 bytes) Premiações
- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.

- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical e Melhor Atriz - Comédia/Musical (Keira Knightley).

- Ganhou o BAFTA de Melhor Revelação (Joe Wright). Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Atriz Coadjuvante (Brenda Blethyn), Melhor Maquiagem, Melhor Figurino e Melhor Roteiro Adaptado.

- Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Trilha Sonora. 





fontes: adorocinema, cinemacafri
***

Página Inicial

***

ÍNDICE dos Filmes Românticos

5 comments:

Neuseli said...

Sou suspeita para falar pois amooo este filme. Assisto sempre e não me canso e continuarei a assisti-lo, sempre. Adorei ver o final com um beijo entre as personagens...que lindooo!!

Iza said...

Amei esse filme! ja tinha escutado coisas sobre o livro, e muita gente me falou que era chato... na curiosidade mesmo eu assisti o filme e amei! depois comprei o livro ! o livroo é otimo tambem !
um dos melhores filmes de todos!

Natchi said...

Eu também um uma fa, que chora baba e ranho cada vez que assiste a esse filme! Pode até ser um filme só para mulheres românticas, mas e daí tb existem filmes só para homens!Esse filme mexe com qualquer mulher seja solteira, casada, viuva, porque fala de sentimentos reprimidos e do desejo capaz de mover montanhas!!
Adoro este filme e recomendo!
Abs,
Natchi

Anonymous said...

Olá,
já perdi a conta de quantas vezes eu o assisti. Este filme vai além do tema romântico; ele é - antes de tudo - uma crítica aos costumes e à sociedade da época, pois as mulheres não tinham direito de herdar nada a não ser algum dinheiro que (e se) o pai deixasse. O casamento (um bom casamento) era praticamente o único meio de sustento de uma mulher.
Assistam tb ao belíssimo "Becoming Jane (Amor e Inocência)", filme que conta a história de Jane Austen - autora de "Orgulho e Preconceito", "Razão e Sensibilidade" entre outros - e entenderão o motivo das críticas e como ela se inspirou para criar suas personagens.
Abraços.
Regina

Anonymous said...

Perdí a conta do tanto de vezes que já ví este filme. E, em todas elas, me apaixono mais pela história, pelo filme, por tudo. Pena terem cortado a cena do beijo, tão linda, tão perfeita, tão romântica,na versão americana e canadense que não tive a oportunidade de ver.